magali abreu

ART - PHOTOS
Galeria
O medo faz parte da natureza humana, mas quando o temor é exagerado e irracional, se torna uma fobia. A exposição fotográfica Phobos - Tempo da Mente adentra no universo do medo e retrata fobias presentes no cotidiano das pessoas, apresentada em 30 imagens, fruto de quatro anos de exploração e investigação pessoal da fotógrafa Magali Abreu. A exposição ficou no Museu de Arte da Bahia – MAB, no mês de outubro de 2023 e teve curadoria de Ricardo Sena.
A representação das fobias, principalmente o MEDO, está no eixo principal da mostra. “A artista e fotógrafa Magali Abreu, tem seu trabalho baseado na fotografia conceitual. Utilizando da fotografia e suas interferências, materializa a série Phobos - Tempo da Mente. Em muitas das obras expostas, ela aparece sendo a própria protagonista, encarando a si mesma e os seus temores”, segundo Ricardo Sena, curador.
A fotógrafa mergulhou nas suas memórias e observações para produzir as imagens que compõem a mostra, “coloquei nessas imagens minhas próprias conexões sensoriais”, conta a fotógrafa Magali Abreu.
A série de fotos revela a paralização com o medo e a incapacidade de ultrapassá-lo, provocando o olhar e instigando emocionalmente as pessoas. “A fobia é um tema que permite muitas explorações e reflexões. Uma montagem significante que vem substituir algo que se apresenta como inconciliável. Como uma plataforma giratória, aponta em diversas direções, mas conserva em si a relação com a angústia e com a existência, e seus efeitos no corpo”, comenta a psicanalista e bailarina, Maria Angela Tochilovsky.
E concluindo Magali nos conta: "O tema da exposição faz parte da natureza humana e nunca esteve tão presente nas nossas vidas como agora. Essa exposição é quase um convite para nos depararmos com nossas “fobias” mesmo as mais “normais” e usarmos esse medo como alavancador de uma possível transformação. Esse é o meu desejo, que as imagens de alguma maneira possam trazer reflexões, provocar emoções e quem sabe transformações nas pessoas, por que pra mim elas dizem muito. Foi uma decisão difícil publicizar, mas estou muito feliz comigo mesma por que finalmente decidi fazer e agradeço ao universo por essa oportunidade."
Abaixo algumas das fotografias que compõem a exposição de 30 imagens.


©2022 Magali Abreu todos os direitos reservados. Nenhuma imagem pode ser copiada ou usada.
magabreu@yahoo.com.br | 71 99661-4811








